No período em que estudou na França, o professor Luiz Márcio Santos Farias fora aluno do Dr.Nicolas Balacheff, professor vinculado ao Labotaroire d’Informatique de Grenoble | LIG, que ministrava à época a disciplina DAE- Diploma de Aprofundamento de Estudos. Em razão das investigações nesta disciplina, bem como nas outras disciplinas existentes no curso, surgiu a necessidade de catalogar conceitos. Catalogar conceitos, por sua vez, remetia à ideia de criar um Dicionário em Didática da Matemática. Todavia, o dicionário em Didática da Matemática necessitava ser robustecido, fortalecido, surgindo assim a ideia da construção de um Dicionário da Didática das Ciências.
No Brasil, esta ideia ressurgiu e sedimentou-se a partir dos trabalhos da Professora Bartira Fernandes Teixeira, que enquanto pesquisadora vinculada ao NIPEDICMT – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologias (UFBA/UEFS), retomou a catalogação no Brasil. Alguns registros de definições e conceitos da Didática da Matemática foram inicialmente assentados pelo Professor Nicolas e estão disponíveis em Pour un Dictionnaire de Didactique des mathématiques < https://dico-ddm.blogspot.com.br/>.
O GT 14 – Didática da Matemática contribui para que este espaço ganhe forma, e todos os professores, pesquisadores e estudantes que se sentirem desejosos a participar na criação dinâmica e no crescimento deste espaço serão bem vindos!